Skip to content

Conhecendo o Kaffe.tt

agosto 3, 2017

“Você chegou em tempo de ver como tudo começa”, disse ele para nós com a loja ainda fechada numa tarde de domingo. Eu, curiosa de dar dó, observo extasiada o forno ligado e o processo de torra e moagem de grãos acontecendo ali, bem na minha frente. Nesse interim, Eudes senta ao lado da máquina tirando vez ou outra uma pequena mostra dos grãos, pois dessa forma ele acompanha a torrefação com precisão. É mais ou menos por aí que começa o processo que tanto seduz o paladar de muitos coffee lovers espalhados pelo cenário recifense.

img_0685.jpgimg_06951.jpg

Ele é Eudes Santana. Jornalista, fotógrafo e um mestre de torra que, ao lado de Lidiane Santos, barista ganhadora do prêmio melhores do ano 2017 Prazeres da Mesa, está por trás dessa mágica toda. Juntos estão ali para servir café da forma mais intensa e completa possível, proporcionando uma experiência única até para os paladares mais exigentes.

EUDES

Pronto. Foi daí que escolhi as palavras quente, apaixonante para definir o Kaffe Torrefação e Treinamento –Kaffe.TT -, local pra lá de charmoso e com aquela pegada intimista. O Kaffe.TT tem no cardápio o café com aquele “quê” a mais: dedicação, primor e amor. Amor manifestado através dos cursos ministrados no local para profissionais ou amantes da arte; amor na hora de indicar o acompanhamento perfeito para a bebida e amor para tratar cada um que por ali chega querendo uma boa conversa ou simplesmente ver o tempo passar na companhia de amigos e claro, de uma das bebidas mais intensas do mundo. E foi na vibe da boa conversa que troquei umas ideias muito legais com esse simpático mestre de torra.

IMG_0560IMG_0552IMG_0531

Bárbara: Me fala um pouco da história do Kaffe.tt

Eudes: O Kaffe.tt surgiu do antigo espaço sensorial do café, um espaço de treinamento criado por Lidiane há alguns anos que ficava em Casa Forte, depois foi para Boa Viagem, na Ribeiro de Brito e finalmente veio pra cá com esse formato de torrefação e treinamento.

O que acontecia muitas vezes era uma espécie de frustração porque as pessoas saíam dos cursos dizendo “tá aonde é que eu vou comprar café bom, onde eu provo esses cafés com notas de frutas, com acidez, etc…” e sem contar que o mercado cada vez mais tem pedido diversidade de opções de café: da mesma forma que você chega num empório e encontra vinhos e cervejas, você vai chegar aqui na torrefação e em algumas cafeterias que estão comprando nosso produto e vai encontrar aquele café diferenciado. Então existe já um público consumidor para os chamados cafés especiais, e o Kaffe.tt surgiu a partir dessa necessidade, de se ter cafés com torras frescas e com diversidade de sabores.

B: Como está o mercado aqui em Recife?

E: O mercado está em plena expansão, tanto por parte do consumidor como o de cafeterias. E eu diria mais ainda: o mercado tá expandindo também pra o interior de Pernambuco. Hoje em dia a gente recebe gente aqui que vem do interior pra abrir cafeterias. Já tivemos alunos aqui de São Bento do Una, Buíque, Petrolina, Caruaru… pessoas que perceberam que não adianta chegar lá com qualquer loja: eles querem um diferencial, que é o café como estrela, o elemento principal da casa. Então não podemos falar só de recife, tem que falar também do interior de Pernambuco e de outros Estados também como Rio Grande do Norte, Teresina… ou seja, são pessoas que já fizeram cursos aqui, que abriram cafeterias e que hoje estão muito bem.

 

B: E eu vi que Lidiane foi barista premiada…

E: Exatamente. Saiu o prêmio Prazeres da Mesa e na categoria Barista do Ano ela foi premiada com voto popular, ou seja, o pernambucano de um modo geral votou maciçamente e eu acredito também que pessoas de outros Estados. Foi uma grande surpresa pra todo mundo. Sabíamos que tínhamos chance para concorrer, mas ela sempre muito pé no chão, dizia para todos que a indicação já era um prêmio. Quando o nome dela saiu a emoção foi única. então agora é aumento da responsabilidade, e, na medida do possível, compartilhar o conhecimento de café, mostrando pras pessoas que é uma bebida extremamente saudável e que pode ser bebida sem açúcar, que ela pode ser quente, pode ser fria – coldbrew-, enfim todas essas potencialidades que ele tem aí nesse mercado.

B: Vejo que vocês tem um cuidado grande de apresentar e de sugerir um café com acompanhamento bacana

E: Convidamos as pessoas a terem uma experiência sensorial com o café e isso é um dos diferenciais que a gente tem. Quem chega por chega aqui, tanto eu como o víctor, Lidiane, o que a gente procura é mostrar que você tem como tomar o café harmonizando-o desde com comidas salgadas e comidas doces, onde a sensação é a de um prazer muito grande como se você tivesse harmonizando um vinho ou uma cerveja. As pessoas têm vindo a qui e se surpreendido com o potencial que o café tem, inclusive tenho depoimentos de senhoras que passaram a vida toda tomando café com açúcar e descobriram que também podem degustá-lo sem. É fantástico! Elas percebem que o café naturalmente tem a sua doçura, tem a sua acidez, tem suas notas frutadas e florais, enfim, é isso que é importante.

B: Alguma frase final?

É um companheiro presente num bate-papo, com a família nos negócios e naquele momento intimista. É uma bebida que te acompanha do anoitecer ao amanhecer. Café é sempre uma boa ideia.

 

IMG_0659IMG_0606

 

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: